DPC recebe visita de comitiva da ANVISA

No dia 14 de março, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) recebeu a visita do Coordenador de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no Estado do Rio de Janeiro , Sr. Andre Muniz Afonso, acompanhado de comitiva. O encontro serviu para reforçar laços da entidade com o Representante da Autoridade Marítima, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, iniciado em agosto de 2017, a partir da visita técnica que o DPC realizou ao Porto de Itaguaí, um dos mais importantes em operações de carga e descarga no país e onde a ANVISA mantém um posto portuário.
Na oportunidade, foram apresentadas as especificidades e áreas de atuação da ANVISA no Rio de Janeiro e abordados temas envolvendo parcerias e possíveis operações conjuntas entre a Marinha do Brasil e a entidade.
A ANVISA é uma agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde que exerce o controle sanitário de todos os produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Os Postos da entidade em Portos, Aeroportos e Fronteiras são responsáveis pela execução das atividades de controle sanitário em meios de transportes, viajantes, infra-estrutura, produtos importados e exportados, serviços e bens produzidos, bem como a vigilância epidemiológica e o controle de vetores em portos, aeroportos, fronteiras, terminais de passageiros e cargas e estações aduaneiras correlacionadas, em articulação com os órgãos de saúde dos níveis estadual e municipal bem como com outros órgãos federais.