DPC sedia palestra sobre redução de emissões de carbono proveniente de navios

No dia 19 de abril, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) sediou uma palestra, proferida pelo professor Alexandre Szklo, da COPPE/UFRJ, na qual foram expostos os aspectos preliminares de um projeto que visa contribuir para a mitigação de emissões de carbono, provenientes da navegação comercial, que contribuem para o efeito estufa.
O palestrante contextualizou a realidade das exportações brasileiras no cenário internacional, comparada com a dos principais exportadores e importadores de cargas congêneres às brasileiras, indicando possíveis soluções para que as medidas que venham a ser adotadas tenham o menor impacto possível no comércio exterior brasileiro e para que as emissões sejam reduzidas.
Este tema é muito importante para a DPC como Organização Técnica da Autoridade Marítima, responsável pela redação e atualização das Normas da Autoridade Marítima (NORMAM) que tratam de diversos aspectos, dentre os quais a normatização e fiscalização da poluição do meio ambiente marinho. A DPC orienta, ainda, os Port State Control Officers, que atuam nas diversas Capitanias, Delegacias e Agências e que irão verificar o cumprimento das normas ambientais por embarcações nacionais e estrangeiras.
Compareceram ao evento, além de integrantes da DPC, representantes da Petrobras, da Transpetro, da Vale e do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma).