Marinha do Brasil participa do Seminário Ecobrasil - 2018

Foi realizado nos dias 24 e 25 de abril, no Hotel Mirador, Rio de Janeiro, a Ecobrasil 2018 - 14º Seminário Nacional sobre Indústria Marítima e Meio Ambiente. A exemplo das edições anteriores, a Marinha do Brasil (MB) mais uma vez esteve presente no evento, que este ano contou com palestras sobre temas variados, incluindo a coleta de resíduos de embarcações, a importância da responsabilidade socioambiental dos portos e as mudanças climáticas e seus impactos nas zonas costeiras brasileiras, entre outras.
A Diretoria de Portos e Costas (DPC), como representante da Autoridade Marítima Brasileira para assuntos do meio ambiente, participou do encontro por meio do Encarregado da Divisão de Laudo Técnico Ambiental da Superintendência de Meio Ambiente, 1º Tenente (RM2-T) Tadeu Domingues de Oliveira. O Oficial ministrou palestra sobre o histórico de acidentes ambientais no mar e destacou o papel da Autoridade Marítima no contexto ambiental, reforçando o compromisso da Marinha em contribuir para o aprimoramento de normas que garantam a segurança do tráfego aquaviário e a redução da poluição causada por navios, plataformas e suas instalações de apoio.
Além da MB, participaram do evento representantes de organizações como o Ministério do Meio Ambiente, a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Agência Nacional do Petróleo e Gás e Biocombustíveis (ANP), Petrobras, o Conselho Nacional de Praticagem (CONAPRA), e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).