Marinha do Brasil realiza a 70º reunião do Comitê Técnico da Hidrovia Tietê-Paraná

A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (CFTP), realizou, no dia 27 de setembro, a 70ª reunião do Comitê Técnico da Hidrovia Tietê-Paraná (CTHTP), no auditório da empresa de geração de energia AES Tietê, em Bauru-SP. O encontro teve como propósito analisar as questões relativas à segurança da navegação, à prevenção da poluição hídrica e à salvaguarda da vida humana na hidrovia Tietê-Paraná e em seus afluentes navegáveis.

O evento contou com a participação do Comandante do 8º Distrito Naval, Vice Almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, do assessor da Superintendência de Política Marítima da DPC, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Paulo Roberto Oliveira Mesquita Spranger, do Capitão dos Portos da CFTP, Capitão de Fragata André Luis de Oliveira Silva, do Capitão dos Portos da Capitania Fluvial do Rio Paraná, Renato Ferreira Jacomo dos Santos, de membros do comitê, palestrantes e outros convidados.

As reuniões do CTHTP são organizadas semestralmente e apontam aspectos relevantes para o eficiente funcionamento da hidrovia. Na ocasião foram realizadas palestras que trataram de temas relacionados ao monitoramento do tráfego e sinalização náutica, à prevenção da poluição hídrica, à reconstituição das proteções dos pilares da ponte SP-595 (Rio Tietê), à viabilidade de um projeto para a construção de uma eclusa na usina de Itaipu, à segurança das embarcações de passageiros, entre outros assuntos.