Reunião Funcional de Capitanias dos Portos do Grupo Norte é realizada em Santarém

Nos dias 21 e 22 de maio, foi realizada a Reunião Funcional das Capitanias dos Portos do Grupo Norte, na Capitania Fluvial de Santarém (CFS), município do Pará. Promovido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), com a participação da Diretoria-Geral de Navegação (DGN) e do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), a reunião teve como propósito discutir ações para padronizar os procedimentos comuns às Organizações Militares que atuam no Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário.
O encontro reuniu os titulares das sete Capitanias da região, que apresentaram os desafios e experiências em suas respectivas áreas de jurisdição. Durante os dois dias do evento, foram abordados assuntos sobre o aprimoramento das normas da Autoridade Marítima e ministradas palestras para tratar de temas como a segurança da navegação, o ensino profissional marítimo, a formação de aquaviários e a prevenção da poluição hídrica causada por navios, plataformas e instalações de apoio.
Participaram do encontro o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, os Capitães dos Portos da Amazônia Ocidental, da Amazônia Oriental, do Maranhão, de Santarém, do Amapá, do Piauí e de Tabatinga, além de oficiais da DGN e da DPC.