Curso Superior

A DPC, em parceria com universidades e instituições que promovem treinamento e capacitação profissional, tem patrocinado bolsas de estudos para cursos de graduação, pós-graduação e de extensão, destinadas a membros das Comunidades Marítima e Portuária, a fim de prover o mercado de trabalho de pessoal qualificado para atender à crescente demanda das organizações prestadoras de serviços relacionados ao transporte marítimo, comércio exterior e setores portuário e logístico.

As bolsas de estudos são destinadas aos profissionais, vinculados às empresas contribuintes do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDEPM), que desejam se desenvolver para enfrentar os desafios da gestão estratégica de organizações inseridas na indústria portuária ou da navegação brasileira.

Os candidatos à bolsa de estudos deverão ser indicados pelas empresas as quais estejam vinculados e que estejam em dia com a contribuição do FDEPM, submetidos a um processo seletivo e classificados dentro do número de bolsas previamente estabelecidas.

Nesse contexto, são oferecidos:

Cursos de Graduação

De acordo com o inciso II do Art. 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394, de 20/12/1996), os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

Cursos de Pós-Graduação

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394, de 20/12/1996), os cursos de Pós-Graduação compreendem programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino superior.

Os cursos designados como MBA – Master of Business Administration estão incluídos na categoria dos cursos de especialização, oferecidos aos portadores de diploma de curso de graduação.

Veja os trabalho já produzidos, clicando aqui.

Cursos de Extensão

Os cursos de extensão são considerados cursos de nível superior, de acordo com o artigo 44, inc. III, da Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB). São cursos de curta duração direcionados a conhecimentos específicos e ao treinamento em técnicas especializadas. Esses cursos estão abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino e visam promover a oportunidade de aperfeiçoamento, especialização, atualização profissional, aquisição de conhecimento em novas áreas de formação e interação entre a instituição e a comunidade na qual estão inseridos, atendendo às necessidades de desenvolvimento técnico e cultural.

Os cursos de extensão podem ser oferecidos sem a autorização do Ministério da Educação (MEC) por serem cursos livres. Dessa forma, os "cursos livres" permitem apenas a emissão de certificados de participação, sem valor de título de curso superior para fins do disposto no art. 48, da LDB.