MARINHA DO BRASIL
PROTEGENDO NOSSAS RIQUEZAS, CUIDANDO DA NOSSA GENTE
DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS
MARES E RIOS SEGUROS E LIMPOS
Marinha do Brasil
 
Principal
Fale Conosco
Mapa do Site
Navegação Amadora
Links úteis
Busca:    
INSTITUCIONAL
SERVIÇOS
fixacao_precos
fixacao_precos
fixacao_precos
DOCUMENTAÇÃO
linha
DIVERSOS
fixacao_precos
ACESSO RESTRITO
 
 
   
 

  Relação de Cursos para Ingresso e Progressão na Carreira dos Aquaviários Subalternos

I - CURSO DE FORMAÇÃO DE AQUAVIÁRIOS - MÓDULO E (CFAQ-E) - Destina-se aos candidatos que desejem tripular pequenas embarcações e a habilitar, exclusivamente, para o nível 2, sendo aplicável a todos os grupos. Este módulo não possibilita a ascensão aos níveis superiores, que só será possível pela conclusão dos Módulos I, II e III (M, F ou P). Os candidatos a aprendizes de pesca também deverão realizar este módulo.  

II - CURSO DE FORMAÇÃO DE AQUAVIÁRIOS (CFAQ) - MÓDULOS I, II, III M, III F e III P - Destina-se aos candidatos às categorias de Marítimos, Fluviários e Pescadores para acesso ao nível 3. O curso CFAQ divide-se em 3 módulos:

  • a) Módulo Fundamental - Módulo I (CFAQ-I) - destina-se, exclusivamente, aos candidatos que cursaram até a 6ª série do ensino fundamental e precisam obter conhecimentos propedêuticos para que tenham condições de acompanhar os módulos subsequentes do curso;
  • b) Módulo Geral - Módulo II (CFAQ-II) - destina-se aos candidatos que possuem a 8ª série do ensino fundamental ou o Módulo Fundamental - Módulo I (CFAQ-I) e propicia conhecimentos relativos aos aspectos de segurança, comuns a todas as categorias. A formação dos candidatos às Seções de Saúde e Câmara será realizada com a aplicação deste módulo;
  • c) Módulo Específico (Módulo III M, III F e III P) - destina-se aos candidatos que desejem ingressar ou transferir-se para um determinado grupo:
    • Marítimos (CFAQ-III M);
    • Fluviários (CFAQ-III F); e
    • Pescadores (CFAQ-III P).

III - CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE AQUAVIÁRIOS (APAQ) - Destina-se aos candidatos de nível 3 das categorias de Marítimos, Fluviários e Pescadores na seção de convés, e às categorias de Marítimos e Fluviários na seção de máquinas, para ascensão ao nível 4. O curso é modular, por Unidade de Estudo Autônomo (disciplina). No grupo de marítimos, o curso para máquinas terá as áreas de concentração em motores e eletricidade. A maior parte do curso é realizada pelo Ensino a Distância (EAD) contendo um pequeno estágio a bordo ou em um Centro de Instrução (CIAGA ou CIABA).

IV - CURSO DE ADAPTAÇÃO DE AQUAVIÁRIOS (CAAQ) - Destina-se àqueles que possuem ensino médio completo realizado em Escolas Técnicas, que desejem se candidatar às categorias de Marítimos, Fluviários e Pescadores, no nível 5, nas seções de convés ou de máquinas. No grupo Marítimos o curso para máquinas terá como opções as áreas de concentração em motores ou eletricidade. O curso é modular, com estágio de adaptação embarcado.

V - CURSO DE ACESSO A 2º OFICIAL DE MÁQUINAS (ACOM) - Destina-se ao condutor de máquinas e ao eletricista que deseje progredir ao nível 7.

VI - CURSO DE ACESSO A 2º OFICIAL DE NÁUTICA (ACON) - Destina-se ao mestre de cabotagem que deseje progredir ao nível 7.

VII - CURSO DE ACESSO A SUPERVISOR MAQUINISTA MOTORISTA FLUVIAL (ASMF) - Destina-se ao condutor maquinista motorista fluvial que deseje progredir ao nível 7.

 VIII - CURSO DE ACESSO A CAPITÃO FLUVIAL (EACF) - Destina-se ao piloto fluvial que deseje progredir ao nível 7.

Fluxograma Seção Convés
Fluxograma Seção Máquinas

Voltar
Voltar ao topo